Sobre o cromossoma Y

Um teste de cromossoma Y (teste Y-STR) é usado nos casos em que supostos parentes do sexo masculino desejam confirmar se partilham uma linha paterna. Todos os filhos do sexo masculino herdam o cromossoma Y do pai. Estas crianças, por sua vez, passarão o cromossoma Y herdado do pai para seus filhos quando se tornam pais. Este padrão de herança significa que os homens provenientes da mesma linha paterna irão sempre partilhar o mesmo cromossoma Y. Além disso, a baixa taxa de mutação do cromossomo Y torna este teste ainda mais preciso.

O cromossoma Y só é encontrado nos homens, as mulheres não têm cromossomas Y. Isto significa que embora as mulheres não possam realizar um teste do cromossoma Y, podem, no entanto, pedir a um parente biológico masculino paterno fazer o teste na sua vez.

Quando é que é necessário fazer um teste de cromossoma Y?

Um teste de cromossoma Y pode ajudar a confirmar se os indivíduos testados partilham um pai biológico sem realmente realizar um teste de paternidade. Realizar um teste de cromossoma Y com os parentes do alegado pai significa que fica a saber se o indivíduo testado partilha ou não do mesmo pai biológico.

Este teste vai comparar os perfis dos cromossomas Y dos homens testados. Uma correspondência completa entre os perfis confirma uma linhagem paterna, se os irmãos do sexo masculino têm perfis cromossómicos Y diferentes, então eles não partilham a mesma linhagem paterna.

Outros usos do teste Y incluem primos do sexo masculino que podem usar este teste para ver se seus pais eram irmãos ou para verificar se eles partilhavam um avô em comum ou antepassado. Nos casos de imigração, o teste cromossomo Y pode ser usado como prova de relação.

Sobre este teste

Assim que a sua ordem de pagamento for processada, será enviado para a morada que indicou um kit de recolha de ADN. Seguindo as instruções de recolha de ADN que constam no kit consegue, no conforto da sua casa, fazer a recolha necessária. Pode ainda consultar o guia de recolha de ADN para esfregaços orais. Uma vez recebidas as recolhas no nosso laboratório, enviaremos entre 7 a 9 dias uteis o resultado para o seu e-mail. O valor do teste de cromossoma Y é de 276575 Kz.

Nota: Só podemos garantir o tempo de resposta do resultado quando o teste realizado for com amostras de esfregaço orais. A utilização de uma amostra discreta para este teste pode levar a um aumento do tempo de resposta.

Não está a procura deste teste?

A EasyDNA oferece uma vasta gama de testes de relacionamento que podem ajudar a verificar a relação biológica entre supostos parentes. Clique aqui para ver mais testes de relacionamento.

Teste Maternidade
Teste Cromossomo X
Teste Avos