2Sobre o teste de ADN Mitrocondrial (X-SV teste de linhagem materna)

O teste de ADN Mitocondrial (Teste de Linhagem Materna X-SV) ou teste MtADN baseia-se na variação da sequência de ADN mitocondrial que é transmitida das mulheres para os seus descendentes. Com este teste, podemos determinar se duas ou mais pessoas (do sexo masculino ou feminino) estão relacionadas através de linhagem materna. O teste também é usado entre irmãos que desejam confirmar se partilham a mesma mãe biológica.

Flexivel

Os homens não transmitem o X-SV que herdaram de sua mãe para os seus filhos, isto acontece apenas nas mulheres. É importante notar que um teste de MtADN pode não explicar a natureza da relação entre os participantes do teste (por exemplo, tia e sobrinho ou avó e neta). O teste apenas informará se partilha uma linha materna comum. No entanto, é um teste extremamente fiável. O preço do teste de ADN mitocondrial é de 462500 Kz.

Note que os resultados para um teste MtADN estão disponíveis entre 14 a 16 dias úteis. Neste caso não disponibilizamos a opção de teste expresso.

Nota: Só podemos garantir o tempo de resposta do resultado padrão quando o teste é realizado com amostras de esfregaço oral. A utilização de uma amostra discreta para este teste pode levar a um aumento do tempo de resposta.

Linhagem paternal

O teste MtADN só pode ser usado para confirmar uma linhagem materna partilhada com outra pessoa, não fornece informação sobre a linhagem paterna. Para saber se dois ou mais homens partilham a mesma linha de sangue paterna, sugerimos um teste de cromossoma Y. Tal como acontece com o cromossoma Y, o ADN mitocondrial tem uma taxa de mutação infrequente. Essa baixa taxa de mutação ajuda a tornar o teste ainda mais preciso. Leia mais informações sobre o cromossoma Y.

Teste Cromossomo X
Teste Cromossomo Y
Teste Irmãos